Depoimento para a posteridade
Show simple item record
dc.contributor.author | JOBIM, Antonio Carlos | |
dc.date.accessioned | 2007-08-24T13:45:25Z | |
dc.date.available | 2007-08-24T13:45:25Z | |
dc.date.created | [1967] | en |
dc.date.issued | 2007-08-24T13:45:25Z | |
dc.identifier.uri | http://www.jobim.org/jobim/handle/2010/10958 | |
dc.description | A gravação está dividida em quatro fitas cassetes. Há falha na gravação dos 30m20seg aos 30min55seg. Também estão presentes Mario Rocha e Michel Simon, que fazem pequenas interferências. | |
dc.description.abstract | ACJ tenta se lembrar de passagens da sua infância e juventude. Comenta sobre sua iniciação musical, seus parceiros e os primeiros trabalhos. Descreve a divisão da parceria com Newton Mendonça. Fala da Bossa Nova: ela influenciou muito mais o jazz do que o contrário, mas hoje o termo perdeu o sentido. Críticas às gravadoras, rádios, editoras e sociedade brasileira em geral: "Não guardamos fontes de consulta! Não existe a música escrita". Lembra da gênese da "Tereza da praia". Vinicius de Moraes o ajuda em vários momentos ao lembrar dos trabalhos em Brasília, o primeiro encontro, a parceria e os problemas da peça Orfeu da Conceição. ACJ diz que tem feito muitas músicas novas, mas não dá os títulos porque são provisórios. Lamenta não poder comparecer a todos convites que recebe, mas que vai buscar "completar a coleção" com os prêmios que não pôde receber. Diz que o músico tem que se mostrar; principalmente nos EUA. Fala sobre orquestração e composição, e diz que o música orquestrada ou popular são completamente iguais em importância. Menciona que não tem uma música sua preferida, mas que se arrepende de ter feito algumas. Pretende, inclusive, editar um "albumzinho direito" com Vinicius, corrigindo letras e melodias. Elogia a juventude brasileira que está "tomando pé da realidade" e diz que o Brasil mudou muito desde que ele esteve nos EUA. | en |
dc.language.iso | pt | en |
dc.relation.ispartofseries | Gravação musical | |
dc.subject | GNATTALI, Radamés | en |
dc.subject | LEÃO, Nara | en |
dc.subject | BLANCO, Billy | en |
dc.subject | ROSA, Noel | en |
dc.subject | JOBIM, Jorge de Oliveira | en |
dc.subject | "Foi a noite" | en |
dc.subject | Bando da lua | en |
dc.subject | GORDINE, Sacha | en |
dc.subject | LOBO, Fernando | en |
dc.subject | Bar Villarino | en |
dc.subject | Clube da chave | en |
dc.subject | RANGEL, Lúcio | en |
dc.subject | BARROSO, Ary | en |
dc.subject | Museu da Imagem e do Som | en |
dc.subject | FERNANDES, Alcides | en |
dc.subject | PINTO, Marino | en |
dc.subject | DURAN, Dolores | en |
dc.subject | MENDONÇA, Newton | en |
dc.subject | Gravadora Continental | en |
dc.subject | CANHOTO, Geraldo | en |
dc.subject | KOELLREUTER, Hans Joachim | en |
dc.subject | Os Quitandinhas | en |
dc.subject | SOLEDADE, Paulo | en |
dc.subject | PIXINGUINHA | en |
dc.subject | FROTA PESSOA, Celso | en |
dc.subject | VILLA-LOBOS, Heitor | en |
dc.subject | DONATO, João | en |
dc.subject | GILBERTO, João | en |
dc.subject | OLIVEIRA, Roberto de | pt |
dc.subject | ALVES, Lúcio | pt |
dc.subject | FARNEY, Dick | pt |
dc.subject | "Tereza da praia" | pt |
dc.subject | "Garota de Ipanema" | pt |
dc.subject | ROCHA, Mario | pt |
dc.subject | DEODATO, Eumir | pt |
dc.subject | GAROTO | pt |
dc.subject | SIMON, Michel | |
dc.title | Depoimento para a posteridade | en |
dc.title.alternative | Ciclo de música popular brasileira | en |
dc.type | Gravação oral | en |
dc.description.conservation | Regular | |
dc.description.note | Digitalizado em 2006 no próprio MIS pela equipe de Roberto de Oliveira. A foto que ilustra esta planilha (p14f016) foi tirada durante a entrevista. No final da gravação, Ricardo Cravo Albin menciona "exatas três horas" de gravação, entretanto, o documento possui apenas 2h38min31seg. | |
dc.contributor.director | ALBIN, Ricardo Cravo | |
dc.contributor.interviewer | WANDERLEY, Raimundo | |
dc.contributor.interviewer | NIEMEYER, Oscar | |
dc.contributor.interviewer | CAYMMI, Dori | |
dc.contributor.interviewer | BUARQUE, Chico | |
dc.contributor.interviewer | MORAES, Vinicius de | |
dc.format.duration | 158min31seg | |
dc.identifier.streamuri | K7/tomnomis1.mp4 | pt |
dc.identifier.streamuri | K7/tomnomis2.mp4 | pt |
dc.identifier.streamuri | K7/tomnomis3.mp4 | pt |
dc.identifier.streamuri | K7/tomnomis4.mp4 | pt |
dc.contributor.studio | Museu da Imagem e do Som | pt |
dc.identifier.streamtitle | Tom no MIS 1 | pt |
dc.identifier.streamtitle | Tom no MIS 2 | pt |
dc.identifier.streamtitle | Tom no MIS 3 | pt |
dc.identifier.streamtitle | Tom no MIS 4 | pt |
dc.description.googlehitcount | 0295 |
Files in this item
Files | Size | Format | |
---|---|---|---|
tomnomis1.mp3 | 58.67Mb | MPEG Audio | |
p14f016.JPG | 90.66Kb | JPEG image |
This item appears in the following Collection(s)
-
Home recordings [127]
Fitas K7